O que é e para que serve?
Karate
é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateka (praticante de Karate) utiliza, durante sua prática suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro.
É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objetivo maior do Karate é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinamentos árduos.
Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação
e o reflexo, e é indicado para efeitos de valor terapêutico.
Históra
Originalmente a palavra karate
era escrita com os ideogramas 空手 ("mãos vazias") se referindo à
dinastia chinesa Tang ou, por extensão, a mão chinesa, refletindo a
influência chinesa nesse estilo de luta.
O caratê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de Okinawa-te ("mão de Okinawa"). Os estilos de caratê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
Isto é apenas uma breve abordagem do que é o Karate, mas esta disciplina é muito mais que isto, dêm a vossa opinião...